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280 - Teste para Android do novo redimensionador de texturas dos mods!

Essa versão é para ajudar nos testes do novo redimensionador de texturas, para vermos como ele se comporta e tal.

NÃO TEM PREVISÃO DE IR PRA PLAY STORE. Esse teste está sendo feito apenas no completo de Android, só depois de alguns dias/semanas será gerado o lite e o de PC caso dê certo. Outros testes intermediários podem sair antes de oficializar essa versão.

Tutorial de como instalar o apk e obb atualizado:

https://www.facebook.com/protonbusoficial/posts/1697256283797886 

Link diretos! Abra pelo Chrome, no app do Facebook geralmente não vai... Se ele não baixar o apk, toque e segure no link para ver a opção de download (ninguém lê isso mas é importante). Se não achar a pasta dos obbs por conta de estar usando o Android 11 você pode tentar usar outros gerenciadores de arquivos (Total Commander, zArchiver entre outros) ou aguardar a versão da Play Store quando ela sair (sem previsão). O Android 11 limita o acesso às pastas, infelizmente não temos culpa.

Como usar o redimensionador

Na tela de escolha de ônibus ou mapa aparecerá um botão com um "tick" azul. Toque nele e escolha um tamanho de textura (quanto menor, mais leve ficará pra rodar, porém mais borradas as texturas ficarão).

Essa versão é uma preparação para a próxima da Play Store. Ela não aceita texturas 4k nem tem a opção de carregar as grandes assim mesmo, que só causava transtornos ao jogo. Depois será gerada uma versão extra-oficial sem essa limitação em apk/obb com outro identificador para não prejudicar o jogo na Play Store.

O que mudou na v280

* Novo otimizador de texuras! O antigo foi removido a favor de um novo sistema que otimiza as texturas diretamente na pasta. Isso alivia o peso na hora de carregar, já que elas não precisam ser redimensionadas o tempo todo a cada vez que carrega. Use o botão de otimização na tela de escolha de ônibus ou mapas. Os arquivos originais não serão alterados, o jogo cria uma cópia com o mesmo nome porém outra extensão para não estragar o arquivo original. Se você fizer isso na versão PC, não se esqueça de apagar os arquivos otimizados antes de compartilhar o mod com alguém! Caso altere alguma textura ou skin no mod pode ser necessário aplicar o processo de otimização nele novamente, caso contrário a versão antiga da textura seria carregada. Normalmente no PC não precisa usar isso, é mais pro celular, mas talvez ajude nos PCs mais fracos. Reduzir texturas em geral sempre ajuda!

* Agora a versão de Android da Play Store não vai mais carregar texturas 4k. Desde que o sistema de mods existe elas trazem problemas na versão do jogo no celular, prejudicando a reputação dele perante a Play Store. As texturas do celular serão no máximo 2048px de largura ou altura. Será postado um apk extra fora da Play Store sem garantias, sem o limite do tamanho para quem quiser continuar usando 4k. Todos os meses o índice de crashes do jogo ficava acima do nível permitido lá por conta das texturas grandes, elas aumentavam bastante os crashes. Caso o mod fique com texturas brancas, use o novo botão de otimização na tela de escolha do ônibus ou mapa. É chato, mas necessário: a Play Store não é nossa, precisamos manter o índice de crashes controlado. Com os mods ninguém tem como ter controle.

* Os ajustes de sensibilidade dos controles das rodas nas curvas agora ficam desmarcados por padrão (resete as opções no menu inicial; ou use o botão da engrenagem ou Backspace dentro do jogo para desmarcá-los). Eles ajudam no tilt ou teclado, mas atrapalham no uso com mouse ou volante.

Download para Android completo

APK: https://files.cc3d.com.br/pbsu-apks/280-testeredimensionador/pbsu280.apk 

OBB: https://files.cc3d.com.br/pbsu-apks/280-testeredimensionador/main.280.com.viamep.pbsu.obb 

Dica para obter melhor performance

Percebemos que há um problema de memory leak no jogo ao jogar com mods, ainda dificil ou talvez até impossível de resolver. Se você for jogar com um ônibus e um mapa por um período, e depois voltar ao menu inicial para escolher outro... Prefira encerrar o jogo no botão Sair e reabra ele em seguida (ou feche ele na lista de apps do Android, deslizando para o lado na lista de tarefas).

Assim a memória RAM que estava em uso pelo jogo é limpa e zerada, permitindo que ao jogar com o outro ônibus ele comece mais "limpo" e com mais espaço na RAM. Jogar por longas sessões passando pela tela inicial do jogo e pegando outro ônibus ou mapa faz o consumo de RAM subir, de forma que o jogo fica mais suscetível a crashar depois de um tempo jogando. Esse é um problema técnico bastante complexo que pode nunca ter uma solução. Naturalmente ele se agrava mais em celulares de 2, 3 ou 4 GB de RAM, mas pode se manifestar em qualquer um dependendo da quantidade de mods carregados na sessão.