< < Voltar ao Índice - Home

270 - Mais testes e correções na colisão, poeira, sons etc

VERSÃO DE TESTE PRÉVIO - PRECISA SER TESTADA PARA DECIDIR SE É ESTÁVEL OU NÃO

* As colisões estão melhores! Este é um recurso bem complexo feito em 2020. O sistema antigo foi excluído e um novo foi feito do zero. Ainda é um jogo indie em beta, então não espere muito, mas está bem melhor do que antes. Ela está ativada por padrão mas pode ser desativada nas opções do jogo. O sistema de veículos teve grandes melhorias para tentar não bater mais na traseira do jogador.

* Mais correções nos bugs pendentes pós-otimizações a partir da v260, especialmente relacionados ao carregamento de sons, volante travado ou rodas fora do chão (embora isto ainda possa ocorrer, deve ser mais raro).

* Redução de tamanho da versão Android usando outra compressão de texturas.

* Correção do baixador de mods integrado ao jogo.

* Correção dos sons aleatórios de freio que não tocavam todos, sempre faltava o último.

* O som dos passageiros conversando no salão agora funciona também nos mods. Se não quiser isso no seu mod, adicione a diretiva pedsCanTalk=0 na seção [config].

* Bloqueio dos sons em mp3 nos mods por padrão. Estes sons são problemáticos dentro do jogo, não funcionam em todas as plataformas e usam mais recursos durante a decodificação. É recomendável converter todos os sons dos mods para wav 44.1 kHz. Todavia ainda é possível tentar carregar os mp3 para não quebrar a compatibilidade com os mods antigos. No entanto esta opção na tela Extras é temporária e será removida em uma versão futura. Os sons em mp3 no jogo são uma causa de problemas devido os softwares que usamos e sua incompatibilidade com a engine em algumas plataformas. É melhor evitá-los.

* Poeira nas estradas de terra! Isso também é suportado nos mods de mapas: adicione o comando _dustroad_ nas peças das ruas de terra. Ela é ativada junto com a fumaça do escape nas opções. Em futuras versões poderá ter uma opção própria. Por padrão a poeira é adicionada no pivot central do ônibus, 0,0,0. Se quiser trocar a posição em algum mod, insira esta seção no arquivo ini dele:

[posDust1]
enabled=1
posX=0
posY=0
posZ=-12

É recomendável deixar no meio ou no eixo traseiro. Se for articulado, não se esqueça de incluir a parte desejada com o item articulated_part. Deixe o enabled=0 para desativar a poeira para algum veículo específico.

* Som de troca de marcha no modo manual, ideal para alguns VW.

* Som de pente na turbina ao trocar de marcha, ideal para alguns VW ou caminhões.

* Som fake de ar sendo liberado. Como o jogo não tem o sistema de ar, foi feito um som falso que toca em momentos aleatórios para fazer de conta que tem. É útil nos O500M e em alguns outros carros. Ele tocará em determinados intervalos caso o motor esteja ligado. Esses três sons suportam sons aleatórios a serem colocados numa pasta. O file= deve apontar para um dos arquivos existentes, enquanto que use_random_file ativa o sorteio aleatório e random_file_dir define a pasta onde serão colocados os sons (lembre-se, use WAV!).

Exemplos dos parâmetros novos:

##########################################################

################ TROCA DE MARCHA (somente cambio manual)

##########################################################

[gearShift]
file=troca de marcha/troca de marcha.wav
use_random_file=1
random_file_dir=troca de marcha
posX=-0.830457
posY=0.384191
posZ=8.79247
minDist=1
maxDist=5
spatialBlend=0.9
volume=0.5
pitch=1

##########################################################

################ TURBINA (somente cambio manual)

##########################################################

[gearTurbine]
file=turbina/1.wav
minRPMToPlay=1200
use_random_file=1
random_file_dir=turbina
posX=0
posY=1.3
posZ=-6
minDist=1
maxDist=5
spatialBlend=0.9
volume=1
pitch=1

##########################################################

################ COMPRESSOR FAKE LIBERANDO AR

################ FAKE PQ NAO TEM O SISTEMA DE AR

##########################################################

[fakeAirRelease]
file=soltando ar/1.wav
use_random_file=1
random_file_dir=soltando ar
posX=0
posY=1.3
posZ=-6
minDist=1
maxDist=5
spatialBlend=0.8
volume=1
pitch=1
## Aleatorio? Deixe 1 para aleatorizar o tempo da primeira execução e 0 para o tempo uniforme:
randomTimeToWaitAtStart=1
## Segundos a esperar quando carregar o ônibus, para o primeiro som:
playTimeToWaitAtStart=600
## Segundos do intervalo de repetição do som:
playTimeInterval=600

SE NÃO SOUBER INSTALAR O OBB, POR FAVOR PROCURE POR COMO INSTALAR PROTON BUS APK E OBB NO YOUTUBE. Em todos os testes vem dezenas de mensagens reclamando que está travado na tela inicial, em praticamente 100% dos casos isso é obb instalado incorretamente. Ele não deve ser extraído nem pode terminar em zip, se o Mediafire adicionar zip ao final por favor renomeie tirando o .zip. Tem um monte de vídeos ensinando a instalar o obb, em caso de dúvidas assista alguns que depois que aprender não tem mais erro ;) 

---

EARLIER TEST VERSION - MUST BE TESTED TO VERIFY FOR STABILITY

* Collisions are now better! This is a very complex feature that was made in 2020. The old collision system was deleted and a new one was made from scratch. It is still a beta indie game so please do not expect much, but it is far better than before. It's enabled by default on this version but you can disable it at the game settings. The AI vehicle system got many improvements to try to not hit the back part of the player's vehicle.

* More bugfixes on pending bugs after the optimizations made from v260, especially related to sound loading, locked steering wheel or wheels out of the ground (this may still occur, but it should be less comom now).

* Android version is now a smaller package by using another texture compression.

* Fix to the integrated mod downloader.

* Fix on random brake sounds where the latest one was not being played.

* Passengers talking to each other now works for mods! If you do not want it, add the pedsCanTalk=0 directive to the [config] section.

* MP3 sounds on mods are now blocked by default. Those sounds bring problems to the game due to lack of native support on the engine. Sometimes they work, sometimes don't. They don't work on most mobile devices and the bad thing is that they use more resources when loading due to the decoding process. It is recommended converting all mods sounds to 44.1 kHz WAV. By the way it is still possible to force loading them to avoid breaking the compatibility with old mods. This setting at the Extras is a temporary workaround and will be removed in a future version.

* Dust particles on dust roads! This is also supported for map mods: add the _dustroad_ command on dust roads models. It will be enabled together with the smoke particles at settings. On future versions there could be a new setting just for this one. By default the dust is emitted at the central pivot of the bus, 0,0,0. If you would like to change the position on some mod, insert this fragment on its ini file:

[posDust1]
enabled=1
posX=0
posY=0
posZ=-12

It is recommended setting it close to the rear axle. If it is an articulated bus do not forgot to include the desired part with the articulated_part directive. Leave enabled=0 to disable dust for a specific vehicle.

* Sound of gear change on manual gearbox, ideal for some VW.

* Sound of the "turbine" on the bus when switching gears, ideal for some VW or trucks.

* Fake air releasing audio. Since the game does not have the air system, it was made a fake sound that will be played at specific intervals to simulate it.

These three sounds support random sounds to be placed inside a specific folder. The file= directive must point to an existing file, while use_random_file enables the randomization and random_file_dir defines the folder where soulds will be placed at (please remember to use WAV!).

Some samples of these new params:

##########################################################

################ TROCA DE MARCHA (somente cambio manual)

##########################################################

[gearShift]
file=troca de marcha/troca de marcha.wav
use_random_file=1
random_file_dir=troca de marcha
posX=-0.830457
posY=0.384191
posZ=8.79247
minDist=1
maxDist=5
spatialBlend=0.9
volume=0.5
pitch=1

##########################################################

################ TURBINA (somente cambio manual)

##########################################################

[gearTurbine]
file=turbina/1.wav
minRPMToPlay=1200
use_random_file=1
random_file_dir=turbina
posX=0
posY=1.3
posZ=-6
minDist=1
maxDist=5
spatialBlend=0.9
volume=1
pitch=1

##########################################################

################ COMPRESSOR FAKE LIBERANDO AR

################ FAKE PQ NAO TEM O SISTEMA DE AR

##########################################################

[fakeAirRelease]
file=soltando ar/1.wav
use_random_file=1
random_file_dir=soltando ar
posX=0
posY=1.3
posZ=-6
minDist=1
maxDist=5
spatialBlend=0.8
volume=1
pitch=1
## Aleatorio? Deixe 1 para aleatorizar o tempo da primeira execução e 0 para o tempo uniforme:
randomTimeToWaitAtStart=1
## Segundos a esperar quando carregar o ônibus, para o primeiro som:
playTimeToWaitAtStart=600
## Segundos do intervalo de repetição do som:
playTimeInterval=600

Android completo

Google Drive

APK: https://drive.google.com/file/d/1vpLH9SE39frdKzew0PSOnmw4tWI8C136/view?usp=sharing 

OBB: https://drive.google.com/file/d/1-WKspfDQ00WmJqd-B4zVyhVI5ok1_LyO/view?usp=sharing 

Mediafire

APK: https://www.mediafire.com/file/wr26odbrlp4ds3a/pbsu270.apk/file 

OBB: https://www.mediafire.com/file/aonlba7jlughblt/main.270.com.viamep.pbsu.obb/file 

Android LITE

Google Drive

APK: https://drive.google.com/file/d/15D8jVHVL9hEi_HKzxK1DqOrcV8FX-sry/view?usp=sharing 

OBB: https://drive.google.com/file/d/1CBMyYgHkxXJ185GWxwZydII6BN5B_LA_/view?usp=sharing 

Mediafire

APK: https://www.mediafire.com/file/fjz7vnxcv3a1fgo/pbsulite270.apk/file 

OBB: https://www.mediafire.com/file/8pbhat2nl3tb5pu/main.270.com.viamep.protonbuslite.obb/file 

PC Windows 32-bit (PCs antigos)

Google Drive

https://drive.google.com/file/d/1E9tAuxnCzjDs8yJpgVEXEaP5yNgYzRcb/view?usp=sharing 

Mediafire

https://www.mediafire.com/file/3zos4ui6uzfo2s1/ProtonBus270-Windows-32-2020-12-30.zip/file 

PC Windows 64-bit (recomendável para a maioria)

Google Drive

https://drive.google.com/file/d/1NA1nOXgZ1DpAfdkg8bDfgVUDfsOVCU2O/view?usp=sharing 

Mediafire

https://www.mediafire.com/file/rqyucye4mdf0t8b/ProtonBus270-Windows-64-2020-12-30.zip/file