< < Voltar ao Índice - Home

309 - EXPERIMENTAL: Instalador de mods mais fácil no celular! Fase 4 e mais

Versão experimental! Parece estar boa, mas pode conter bugs ainda desconhecidos. Toda atualização da engine e dos softwares traz alguma desgraça, temos que testar bastante em todas as condições!

Se puder, ajude reportando os problemas que encontrar nos grupos do jogo!

DOWNLOAD ATUALIZADO COMO V309

A 309 tem leves correções perante a 308: atualização técnica do backend IL2CPP da Unity + correção do câmbio manual com setas, que agora sim só deve aparecer caso tenha mais de 6 marchas - até seis marchas fica controlado pela opção na tela de configurações da simulação. Desculpe pelo inconveniente com a 308, é a pressa e ansiedade hehe. Ela já foi enviada para a Play Store no teste "PBS2", está aguardando aprovação da Google!

PC - Windows 64-bit

Para PC, por enquanto baixe a 307 aqui: https://pbsu.busmods.com/static/307/ 

As correções da 309 afetam mais o Android.

----------------------------------------------------------------------------

ANDROID CORE: SEM ÔNIBUS NEM MAPAS, SÓ PARA OS MODS! Ela contém apenas duas cargas dos novos mods de caminhões experimentais (bau e gas).

Google Drive: https://drive.google.com/file/d/1su7FKg_ychKpRXSIr_4THAIPiwl9SRtQ/view?usp=sharing 

Mediafire: https://www.mediafire.com/file/ns59u5rewyn9a59/pbsc-309.apk/file 

A pasta para os mods desse apk é a pasta aaa.core.mods2 (assim fica separado do Core antigo da 299, evitando bugar ele com as coisas novas)

ANDROID CORE EXTRAS: SEM ÔNIBUS, COM MAPAS DAS PISTAS DE TESTES! Ela tem mais cargas para os mods de caminhões experimentais (bau, gas, cegonha, etc).

Google Drive: https://drive.google.com/file/d/1P5mMyvzyjAvYOYjjK6AEQau7NCMVfu73/view?usp=sharing 

Mediafire: https://www.mediafire.com/file/eq48iv6r5l7b8dk/pbsc-extras-309.apk/file 

A pasta para os mods desse apk é aaa.core.extras (fica separada dos demais para não bugar eles).

----------------------------------------------------------------------------

ERRO NA INSTALAÇÃO DO APK? ÀS VEZES FUNCIONA APAGANDO O JOGO ANTERIOR QUE USA O MESMO IDENTIFICADOR. AO FAZER ISSO O SISTEMA APAGA OS MODS DA PASTA INTERNA DO JOGO, ENTÃO TENHA BACKUP DELES E DAS SUAS SKINS ANTES! Se não conseguir infelizmente não tem o que fazer, o Android é bem frustrante.

A VERSÃO EXPERIMENTAL DA GOOGLE PLAY JÁ ESTÁ COM A BASE DESTA VERSÃO!

https://play.google.com/store/apps/details?id=aaa.core.pbs2 

JOGO TRAVADO EM 30FPS: É O RECOMENDADO PARA ECONOMIZAR BATERIA E MANTER A PERFORMANCE! Liberar os 60fps faz esquentar mais, o que pode reduzir a performance. Para liberar os 60 marque na tela Extras - Desbloquear opções ocultas... Em alguns aparelhos ao marcar "completo com vsync" nas opções gráficas ele fica nos 60fps mesmo se marcar para travar a 30.

CADÊ O URBANO PARA CELULAR? NÃO VAI TER O LANÇAMENTO DO PBSU COM ESTA BASE POR ENQUANTO. O APK FICA GRANDE E DÁ ERRO NA INSTALAÇÃO! NEM O PRODUTOR CONSEGUE TESTAR, O ANDROID É COMPLICADO DE LIDAR :( OS NOVOS RECURSOS SÃO DESTINADOS AO CORE MESMO. O URBANO SERÁ RELANÇADO QUANDO O MAPA ARICANDUVA ESTIVER DETALHADO COM AS VEGETAÇÕES NOVAS, ISSO IRÁ DEMORAR ALGUNS OU VÁRIOS MESES. TODA A PROGRAMAÇÃO NOVA ESTÁ SENDO FEITA PENSANDO NOS MODS E NÃO NOS NATIVOS.
NÃO DÁ MAIS PARA FAZER EM APK+OBB PORQUE O ANDROID 11 PARA CIMA BLOQUEIA O ACESSO DO USUÁRIO À PASTA DE DADOS, IMPEDINDO A INSTALAÇÃO MANUAL! É UMA 💩💔! O APK GRANDE DÁ ERROS ALEATÓRIOS PARA ALGUMAS PESSOAS E NÃO OUTRAS. EXPERIMENTE LIMPAR O CACHE DA PLAY STORE, PLAY SERVICES OU REINICIAR O CELULAR CASO NÃO CONSEGUIR INSTALAR.

----------------------------------------------------------------------------

ARQUIVOS DE EXEMPLO PARA CRIADORES
(mapas, árvores, caminhão, templates de carros):

Os arquivos auxiliares de exemplo da fase 4 estão no link do teste das árvores. Ignore a 300/301, pegue só os arquivos de exemplo de lá!

http://www.protonbus.com.br/arvores/ 

LISTA DE ALTERAÇÕES MAIS IMPORTANTES:

BUG: algumas vezes os carros podem aparecer muito perto ou em cima do jogador. Com tráfego reduzido as chances são menores.

"BUG": podem ocorrer inconsistências nas traduções: algumas coisas vão aparecer somente em português ou somente em inglês, especialmente itens de texto recém adicionados.

v309

2023-07-01

* Correção do câmbio manual com setas: agora sim só deve aparecer caso tenha mais de 6 marchas - até seis marchas fica controlado pela opção na tela de configurações da simulação.

* Atualização técnica do backend IL2CPP da Unity na versão celular.

v308

2023-07-01

* Reversão da câmera anterior. A nova suave não ficou pronta para todos os cenários, impossibilitando o uso da câmera para fotos em movimento com o jogo pausado.

* Novo instalador de mods no Android! Abra o zip do mod no gerenciador de arquivos usando o menu Abrir com ou Compartilhar, e então escolha o jogo. O mod será instalado em poucos segundos!

* Caso o mod tenha mais de 6 marchas o jogo usará o controle do câmbio manual com setas no celular, mesmo que ele esteja desativado nas opções. Caso contrário seria impraticável liberar o acesso às marchas superiores.

* Botão de configuração para aparelhos tops no celular (8/12 GB de RAM). Isso ativa algumas configurações melhores sem exagerar nos itens: luzes, sombras, efeitos da Unity. Testado com sucesso no S20 Fe de 8 GB.

* Tentativa de melhorar a sombra no celular (tentativa, é uma desgraça isso porque sempre fica feia quando comparada à do PC).

* Liberação da opção de carros "completos/detalhados" para o celular nas versões CORE. Pode pesar/crashar o jogo! Mas se tiver muita RAM e não exagerar na densidade de tráfego, deve ir de boa.

Veja as demais alterações na lista da 307: https://pbsu.busmods.com/static/307/ 

+ ALTERAÇÕES HERDADAS DA V307:

v307

2023-06-22

* Um painel na tela inicial do jogo exibirá informações online: por ali serão postados avisos de novas versões ou chamados importantes, novos mods lançados pela equipe, etc.

* Esta versão especial de junho de 2023 traz a base do Core reintegrada à do Urbano, com os mapas nativos. É uma versão de transição temporária! A ideia do sistema de mods é manter uma versão separada só para isso no futuro. Essa versão não tem o mapa Aricanduva porque ele está sendo reestilizado e será relançado futuramente. Caso goste dele, continue com a v290 por uma temporada em paralelo.

* O sistema que sorteia os carros no tráfego foi refeito: antes eram sorteados alguns que ficavam se repetindo em toda a sessão atual. Agora o sorteio é 100% independente assim que vão aparecer. Na prática fica algo mais aleatório, evitando carros irritantes repetitivos como acontecia antes com a ambulância ou motos. A sensação ao jogar com tráfego baixo foi bastante melhorada com isso! Experimente usar 5, 10 ou 15 carros. Antes nessa situação ficava bem ruim porque só apareciam os mesmos.

* Nova opção de rádio! Apenas na versão PC. Por enquanto está no atalho da tecla de igual: "=", sem interface visual. O jogo incluirá algumas músicas na versão PC. Apertando = algumas vezes você liga/desliga e alterna a rádio. EXPERIMENTAL: é possível usar sons personalizados na "radio1"! Coloque seus arquivos de música dentro da pasta radio1, que fica na pasta de mods (por padrão dentro da Proton Bus Mods nos documentos). Essa pasta deve ser criada automaticamente na inicialização. Dependendo do tamanho dos arquivos pode dar uma travada ao alternar de faixa, não sabemos ainda se isso vai prestar ou não. O recurso poderá ser removido em versões futuras se ficar ruim. Ao trocar as músicas na pasta use o menu segurando Alt - Menu do veículo - Recarregar Músicas (futuramente poderá estar em outro lugar). No teste inicial não tem como alterar o volume. As músicas embutidas poderão ser alteradas futuramente. Não use elas caso faça vídeos do jogo! Elas são licenciadas para uso dentro do jogo, não para vídeos. O leitor de mp3 não funcionou em alguns aparelhos depois de uma atualização da engine, mas parece que no PC não tem problemas.

* A tão desejada opção de tocar sons apenas nas marchas específicas! Para evitar tocar sons indevidos nos mods antigos que porventura tinham a opção ativada, o nome do comando foi alterado para playOnlyOnSpecificGears. Assim a configuração anterior será ignorada. Isso vale para os sons em loop do motor (sound1, sound2 etc). É recomendável sempre ter um som pelo menos no neutro, caso contrário nas trocas de marchas pode ficar mudo. O ideal disso é usar em sons auxiliares característicos de alguma marcha, não em todos os sons! minGearToPlay define a marcha mínima e maxGearToPlay a máxima. Considere como -1 a ré e 0 o neutro, e os números positivos as marchas seguintes. Por exemplo, com o minGearToPlay=-1 e maxGearToPlay=1 esse som toca na ré, no neutro e na primeira. Use o mesmo valor no mínimo e no máximo caso queira que um som toque apenas em uma marcha específica. É necessário confirmar se funcina com o retarder, transmissão entre outros. Inicialmente foi projetado para os sons normais. Ao trocar de marcha será tocado o som do neutro por uma fração de segundo porque o câmbio é desengatado; por isso é importante testar bem. No PC com o câmbio físico o tempo que fica no neutro depende do tempo que a pessoa levar para trocar a alavanca de lugar. Resumindo, na seção do som no txt ficaria algo assim:

playOnlyOnSpecificGears=1

minGearToPlay=1

maxGearToPlay=6

* Controle para ativar alguns efeitos extras dependentes dos efeitos da Unity diretamente dentro do jogo: na tela de ferramentas (F4), botão efeitos, terá os itens para marcar o ambient occlusion (sombreados nas peças); bloom (deixa os brancos mais brilhantes, pode incomodar em calçadas muito brancas); e SSR (screen space reflections, ativada somente com a chuva para refletir no asfalto). Todos esses efeitos podem reduzir FPS, principalmente se usados nas GPUs de entrada ou antigas. O motion blur está disponível mas não é recomendado. Ele é uma desgraça nessa versão embutida da Unity e vai borrar os limpadores; a antiga versão que usávamos era melhor mas ela não funciona nas versões atuais da engine.

* Tela de opções in-game: dentro do jogo será possível alterar algumas configurações que antes não dava! Começando pela densidade do tráfego e distância de visibilidade. Muitas opções só podem ser carregadas na inicialização para fins de otimização: os recursos não utilizados sequer são carregados, poupando RAM e processamento para os aparelhos mais fracos. Portanto, nem todas as opções serão refletidas no jogo na hora. A maioria requer que volte ao menu inicial para recarregar. Algumas outras serão implementadas no decorrer dos próximos anos. Isso foi feito agora só para o tráfego mesmo. Para zerar o tráfego ou aumentar ele após ter zerado é necessário voltar ao menu, pois os carros não ficam carregados quando está em zero.

* Alterações expressivas nos sons dos carros do tráfego, com mais variedades (isso ainda será revisado e bastante alterado em versões futuras; os sons deles são mais simples para poupar processamento). O som da moto ainda é bem ruim, é difícil achar um som bom pra elas já que ficam atrás dos carros sem pegar o corredor. E isso nem vai dar pra fazer pela imensa complexidade. Os sons delas serão alterados em outro momento, ou serão removidas com alguma opção.

* Sombra "fake" adicionada embaixo dos veículos do tráfego e estacionados.

* Otimização automática em alguns objetos pequenos nos mods de mapas: eles poderão ficar escondidos mais cedo, antes do término da visão da câmera. Isso será ativado automaticamente ao usar a grid.

* Otimização nos carros do tráfego e estacionados nativos: as peças pequenas deles ficarão escondidas mais cedo ao longe.

* Reprogramação/reversão do controle de teclado com o retorno do método anterior, usando a sensibilidade parecida com a que tinha até a v299! Ao ir para a tela da sensibilidade (Backspace) dá para ativar ou desativar.

* Experimento inicial do uso de splines para as curvas do tráfego (pode ser bom ou ruim). Em algumas curvas com waypoints bastante espaçados isso pode fazer os carros flutuarem um pouco ou subirem na calçada, sair do path etc. Isso ainda vai ser bastante alterado, o comportamento final desejado não é o mesmo dessa versão. É desejado usar um tipo diferente de spline que garanta a passagem em todos os pontos marcados, algo que não acontece com a suavização desta. Isso ainda é altamente experimental. Para não prejudicar os mapas existentes isso vem desativado por padrão. Caso queira, precisa ser adicionado ao txt principal do mapa o novo parâmetro useSplines=1 na seção [ai_traffic]. Ficaria assim:

[ai_traffic]

useSplines=1

É no txt principal, o .map.txt. Isso afetará todos os paths de tráfego de carro ou ônibus do mapa, mas não os de trens nem pedestres.

Alguns carros grandes podem girar um pouco mais a traseira dependendo de onde está o centro deles. No geral ficou bom, mas em alguns casos ficou ruim. Use por sua conta e risco sabendo que futuramente o comportamento poderá ser bastante alterado! É sempre bom lembrar que as splines podem fazer usar um pouco mais de processamento e memória RAM. Futuramente poderá ter uma opção de manter o sistema antigo para os usuários sem precisar alterar os txt dos mapas caso o recurso deixe de ser experimental.

Esta versão irá adicionar alguns pontos a mais automaticamente em alguns casos para dar uma suavizada nas curvas.

* Leve suavização da câmera ao girar na visão externa. Está em construção, ainda pode ter comportamentos inesperados, especialmente ao voltar depois de estar longe do veículo.

* Redução de memória RAM ao desativar carros ou ônibus nas opções (deixando em 0). Isso facilita testar os recursos dos mods que não envolvam tráfego. Por exemplo, ao desenvolver o sistema de vegetação ou prefabs, já que o carregamento ficará mais rápido sem o tráfego.

* Novo parâmetro no txt dos mods de mapas, na seção [ai_traffic] do arquivo .map.txt: disableNativeTraffic=1. Ficaria assim:

[ai_traffic]

disableNativeTraffic=1

NOTA: só deve existir uma seção [ai_traffic]! Caso já tenha, reutilize a mesma colocando o novo item acima ou abaixo do último dela (aquele useSplines comentado acima).

Deixando isso com o valor 1 o mapa irá ignorar totalmente o tráfego nativo, carregando só os carros personalizados. Deixando em 0 (o padrão atual) ele carrega os nativos também. É útil em mapas que tenham bastante carros. Isso pode ajudar a salvar RAM também caso os mods de tráfego usados forem bem leves, já que os modelos e texturas dos nativos não estarão disputando espaço na RAM.

* Tentativa de correção do bug das luzes do painel não acendendo em algumas GPUs (especialmente integradas da Intel, mas ocorria em outros modelos também). O bug não ocorria na GPU do desenvolvedor, portanto não dá pra saber se a alteração corrigiu de fato. Foi um bug vindo direto da Unity visto que ocorreu com a atualização dela. O shader iluminado que estava em uso deixou de funcionar para algumas pessoas e foi trocado. Esperamos que dê certo!

* Opção na tela Extras para ignorar o SDK da Logitech: assim o jogo não irá controlar a força da mola, isso fica a cargo do app da Logitech. Pode ser necessário ir no G Hub e marcar para centralizar a mola automaticamente em jogos sem feedback de força (o texto varia dependendo da versão do aplicativo). Isso é útil caso o G25/27 fique travado em 180 graus, ou caso use volantes que são de outras marcas sem force feedback.

* Tentativa de evitar o crash/interrupção do jogo caso não consiga a comunicação com o controle da Logitech (mesmo item citado acima). Por padrão o forcefeedback virá DESATIVADO, evitando travar o jogo para quem teve os travamentos na versão 300. Caso queira testar o forcefeedback, vá até a tela de configurações Extras e marque ou desmarque a opção referente a Logitech. Pode ser necessário reiniciar o jogo para ter efeito. Infelizmente em vários computadores há uma inconsistência e o jogo não consegue se comunicar com ele. Não sei o que fazer, desenvolver jogos é uma desgraça nessas horas! Não sei se a culpa é da Logitech, da Unity, do Windows ou minha mesmo... Não acontece com todo mundo, somente uma parcela aleatória de pessoas. É decepcionante ver que não funciona para todo mundo algo essencial, mas não sei mais o que fazer mesmo. No fórum da Unity há um monte de relatos frustrantes de desenvolvedores diversos. Caso dê o erro ficará sem o forcefeedback. Aí utilize o software da Logitech para fixar o "peso" do volante igual era antes, assim ele não fica tão duro. Alguns relataram no fórum da Unity que resolveu reinstalando as bibliotecas de runtime ou end-user do DirectX a partir do site da Microsoft. Mas nem todos. É realmente frustrante, coisas que vem das grandes empresas deveriam funcionar "out of the box".

COMO O BUG SE MANIFESTA: o G25 ou G27 pode ficar travado em 180 graus. Em outros casos o jogo trava as animações do painel, chuva, limpadores etc. Se isso acontecer com você, vá até o menu inicial do jogo, configurações, tela Extras, e marque a opção para ignorar o SDK da Logitech. Salve as opções e saia do jogo, ao recarregar o bug deve ter sumido. O volante provavelmente vai ficar duro: nesses casos precisa alterar a sensibilidade direto no aplicativo da Logitech. Veja aqui: https://youtu.be/A6PL1xLRBgU 

* Correção dum bug maldito que fazia algumas texturas não serem carregadas em outros mods caso os materiais tivessem o mesmo nome. Apenas o primeiro era carregado. Ao carregar o segundo ônibus algumas texturas podiam ficar brancas mesmo existindo corretamente na pasta. Agora isso acabou! Se ficar branca é porque realmente não existe ou tem alguma outra coisa incorreta, ou está acima do tamanho permitido para a plataforma (como as texturas acima de 2048 pixels de largura ou altura na versão da Play Store).

* Correção em alguns casos onde os passageiros ficavam flutuando na traseira dos ônibus articulados ao embarcar pelas portas traseiras.

* Reativação experimental do efeito "Test" nas opções gráficas. Ele funciona melhor em conjunto das luzes em tempo real. Não é possível usar junto com os efeitos da Unity porque um anula o outro. As opções de antialiasing, ambient occlusion e outras que dependem dos efeitos da Unity serão ignoradas nesse modo. O bloom dele está fixo, futuramente poderá depender da iluminação (pode ficar exagerado durante o dia).

* Modo experimental de demonstração dos mods premium na versão gratuita (com opções de mensagens, tela monocromática ou por tempo limitado). Este modo poderá ser removido no futuro. Assim como tudo, é um experimento para ver a viabilidade. Ao carregar um mod com um arquivo C2 aparecerá esta mensagem nesta versão.

* Novo efeito experimental nas opções gráficas: iluminação global indireta. Este recurso usa um asset de terceiros da Asset Store. Ele pode deixar o interior do ônibus mais claro em situações onde ficava escuro. Pode ser removido se não ficar legal. Pode pesar também em placas de vídeo fracas. Provavelmente ele será removido.

* Impossibilidade de gerar a versão de 32-bit: depois de atualizar a engine a versão de 32-bit está com problemas gráficos sérios que impedem o seu uso. Ela já estava depreciada há algum tempo. Ainda há o desejo de postar algumas compilações de 32-bit, mas pode ser que a arquitetura seja "aposentada" mais cedo. De qualquer forma os requisitos do jogo requerem algo além do que as versões de 32-bit podiam suportar, especilamente com o fim do suporte ao Windows 7 por parte da Microsoft. A versão de 32-bit do Windows é limitada a 4 GB de RAM, se torna horrível para o padrão do jogo feito nas engines atuais.